Ir para o conteúdo principal
Category

Concursos literários

Cuide bem do seu amor… seja quem for

Por Concursos literários

Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa de qualquer nacionalidade (a revisão levará em conta o português falado e escrito no Brasil). O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Cuide bem do seu amor… seja quem for” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

Sinopse:

Há amores que chegam como tempestades e outros que nascem no silêncio.

Há amores que resistem ao tempo, que se perdem na distância, que ardem, que se apagam e renascem em outro olhar, em outro corpo, em outra vida.

Inspirados nas canções de amor d’Os Paralamas do Sucesso, estes contos percorrem as muitas formas de amar: o encontro e o desencontro, a ternura e o desejo, o arrependimento e o perdão. Em cada história ecoa uma melodia conhecida, Aonde Quer Que Eu Vá, Meu Erro, Lanterna dos Afogados, Quase um Segundo entre outras, traduzida agora em palavras que dançam no ritmo do coração.

Nesta antologia, os autores transformam versos em enredos, emoções em personagens, lembranças em literatura. O resultado é uma obra que fala de todos nós, porque, no fim, cuidar do amor é o que mantém acesa a lanterna em meio à escuridão.

Cuide bem do seu amor… seja quem for.


OBS.: Atente-se à ideia da sinopse. A maioria dos contos são cortados por não seguirem à sinopse: queremos contos inspirados nas histórias das músicas de amor d’Os Paralamas do Sucesso.

OBS2.: O título do seu conto PRECISA ser igual ao título da música d’Os Paralamas do Sucesso que você escolher como referência para o seu conto. A música “Cuide bem do seu amor” NÃO PODE SER UTILIZADA!

OBS3.: A sua história precisa se inspirar na história da música que você escolher. Nesse livro não cabe elementos fantásticos e outras temáticas que fujam do tema tratado na música escolhida.

Inscrições:

06/10/2025 a 02/11/2025

Divulgação do resultado:

17/11/2025

Regulamento

1 – Participantes

1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do WhatsApp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

1.4 – A Cartola Editora se reserva o direito de indicar alterações visando a melhora dos textos selecionados sempre que achar necessário. Os textos selecionados só serão publicados caso o(a) autor(a) altere seu texto conforme orientação da editora. Não utilize ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para criar seu conto, mesmo que parcialmente. Nossas antologias têm por objetivo valorizar o autor nacional, e não inteligências virtuais.

2 – Orientações

2.1 – Antes de enviar seu texto, leia o Manual de revisão básica e pontuação de diálogos da Cartola Editora, caso o texto esteja fora dos padrões, isso poderá ser utilizado como fator de corte;

2.2 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

2.3 – O(a) organizador(a) responsável pelo concurso não saberá o nome do(a) autor(a) até à divulgação do resultado. O conto será enviado para seleção sem qualquer referência ao(à) autor(a). Sendo assim, o nome do(a) autor(a) não poderá constar dentro do texto.

2.4 – Editores, organizadores, tradutores ou quaisquer outros colaboradores da editora poderão participar do concurso enviando seus contos, visto que o(a) responsável pela seleção não estará ciente do nome do(a) autor(a);

2.5 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

  • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter APENAS O TÍTULO DO CONTO. Por exemplo: “O sobrado da Rua Taylor.docx”;
  • O conto precisa ter o TÍTULO centralizado, o texto não poderá conter com o nome do(a) autor(a). O TÍTULO DO CONTO não poderá conter subtítulo, os títulos devem ser curtos. O TÍTULO DO CONTO não poderá ser o título da antologia.
  • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas (duas páginas inteiras, não uma página e meia), e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
  • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

2.6 – Cada autor(a) poderá participar do concurso com APENAS UM CONTO. Se for enviado mais de um conto, apenas o primeiro será considerado como uma inscrição válida;

2.7 – O conteúdo precisa ser 100% original;

2.8 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

2.9 – Não serão aceitos contos em coautoria.

2.10 – Evite notas desnecessárias e em hipótese alguma coloque qualquer dedicatória em seu texto.

3 – Publicação

3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

4 – Direitos autorais

4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas futuras do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

4.2 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com desconto (mínimo de dez exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

FAQ

  • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp, Telegram e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
  • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
  • Evite usar diálogos e/ou frases em outros idiomas, caso o faça, adicione a tradução em uma nota de rodapé.
  • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
  • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
  • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, nem mesmo para publicações posteriores em outras editoras, em contrapartida, o(a) autor(a) cederá à Cartola Editora o direito de publicar seu conto de forma definitiva em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer espécie de limitação. Reiteramos que, caso já tenha sido publicado, o seu conto precisa respeitar os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente.
  • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um passatempo.
  • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
  • Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correções ou orientações para a melhora de sua escrita que não participe do concurso. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da equipe.
  • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

Envie seu conto (se o título do seu conto não tiver o mesmo título da música nem envie 😉):

    OBS.1: Não preencha o formulário com todas as informações em CAIXA ALTA, COM TODAS AS LETRAS EM MAIÚSCULAS!

    OBS.2: A confirmação de envio aparece aqui na tela em verde, na parte debaixo do formulário, se não viu essa mensagem, envie novamente, não enviaremos e-mail de confirmação.

    OBS.3: Não envie mais de um conto para o concurso, o regulamento só permite a inscrição de UM CONTO!

     

    Compartilhe:

    Resultado do concurso: “A origem do Chapeleiro”

    Por Concursos literários

    A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário “A origem do Chapeleiro”. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

    A janela aberta antecipou julgamentos além do jardim – Jean Javarini

    A loucura na escuridão – Dabrianne Magalhães

    Antes dos segundos – Cyntia Nithack

    A partida do chapeleiro – Luzz Souzza

    As horas sangradas – Maria Leonilda Soares Videira da Fonseca Pereira

    A sombra do Chapeleiro – Ariadneh M Chaves

    As vozes do feltro – Maholela Nobreza

    O prelúdio – Luís Fernando Manassi Mendez

    Ecos sob a aba do chapéu – Alessandra C. Ramírez

    Encomendas – Yulla Liquer Navarro

    Labirintos intrísecos – William Ramires

    Louco como um Chapeleiro – Fabrício Lima

    Nasceu do chá de mercúrio – Everton Viesba

    Navio maravilha – R. G. Sefrin

    O Chapeleiro e a Fábrica de Ilusões – Marcelle Rodrigues Silva

    O Chapeleiro – O coração esquecido no País Das Maravilhas – Gabriela Pigatto

    O coelho e o espelho – Vanessa Miceno Sodré

    O enigma do Corvo – Luã Mendes

    O espelho de duas faces – Evelin Pestana

    O peso do chapéu – Andrea Albuquerque

    O primeiro chá – Silvia Roco

    O primeiro chapéu – Davi Reis

    O primeiro espelho – Flávia Duduch

    O relógio de mercúrio – Iuri Piragibe

    O tempo que veste – Ketzer

    O último filho – Núbia Dark

    Prelúdio da loucura – Patricia Talva

    Qual é o seu chapéu? – Gabriel Valle

    Uma Jornada à Loucura – Fabio Augusto Souza Cardoso

    William e sua Cartola – Herculano Bastos

    Parabéns 🎩🧡

    Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail (cheque também a caixa de SPAM).

     

    Compartilhe:

    Paralisia do sono

    Por Concursos literários

    Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa de qualquer nacionalidade (a revisão levará em conta o português falado e escrito no Brasil). O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Paralisia do sono” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

    Sinopse:

    Quando o corpo dorme, os monstros acordam.

    Em todo o mundo, culturas diferentes deram nomes ao mesmo horror noturno. No Brasil, fala-se da Pisadeira, a velha que sobe no peito dos adormecidos. Na Inglaterra, temem a Old Hag, a bruxa que sufoca suas vítimas. Entre os povos nórdicos, o pesadelo vem do Mare, espírito que deu origem à palavra nightmare. No Japão, é o Kanashibari, a força invisível que prende o corpo. Já na Europa medieval, eram os íncubos e súcubos, demônios que se aproveitavam dos indefesos durante o sono.

    Todos esses nomes apontam para a mesma experiência aterradora: a paralisia do sono, o instante em que a mente desperta, mas o corpo permanece imóvel, vulnerável a presenças sombrias que parecem mais reais do que um simples sonho.

    Nesta antologia, cada conto abre uma nova porta para esse pesadelo ancestral. Mas cuidado: ao virar estas páginas, talvez você descubra que não está sozinho na escuridão.


    OBS.: Atente-se à ideia da sinopse. A maioria dos contos é cortada por não seguir a sinopse.

    Inscrições:

    01/09/2025 a 05/10/2025

    Divulgação do resultado:

    20/10/2025

    Regulamento

    1 – Participantes

    1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

    1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

    1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do WhatsApp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

    1.4 – A Cartola Editora se reserva o direito de indicar alterações visando a melhora dos textos selecionados sempre que achar necessário. Os textos selecionados só serão publicados caso o(a) autor(a) altere seu texto conforme orientação da editora. Não utilize ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para criar seu conto, mesmo que parcialmente. Nossas antologias têm por objetivo valorizar o autor nacional, e não inteligências virtuais.

    2 – Orientações

    2.1 – Antes de enviar seu texto, leia o Manual de revisão básica e pontuação de diálogos da Cartola Editora, caso o texto esteja fora dos padrões, isso poderá ser utilizado como fator de corte;

    2.2 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

    2.3 – O(a) organizador(a) responsável pelo concurso não saberá o nome do(a) autor(a) até à divulgação do resultado. O conto será enviado para seleção sem qualquer referência ao(à) autor(a). Sendo assim, o nome do(a) autor(a) não poderá constar dentro do texto.

    2.4 – Editores, organizadores, tradutores ou quaisquer outros colaboradores da editora poderão participar do concurso enviando seus contos, visto que o(a) responsável pela seleção não estará ciente do nome do(a) autor(a);

    2.5 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

    • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter APENAS O TÍTULO DO CONTO. Por exemplo: “O sobrado da Rua Taylor.docx”;
    • O conto precisa ter o TÍTULO centralizado, o texto não poderá conter com o nome do(a) autor(a). O TÍTULO DO CONTO não poderá conter subtítulo, os títulos devem ser curtos. O TÍTULO DO CONTO não poderá ser o título da antologia.
    • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas (duas páginas inteiras, não uma página e meia), e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
    • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

    2.6 – Cada autor(a) poderá participar do concurso com APENAS UM CONTO. Se for enviado mais de um conto, apenas o primeiro será considerado como uma inscrição válida;

    2.7 – O conteúdo precisa ser 100% original;

    2.8 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

    2.9 – Não serão aceitos contos em coautoria.

    2.10 – Evite notas desnecessárias e em hipótese alguma coloque qualquer dedicatória em seu texto.

    3 – Publicação

    3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

    3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

    3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

    3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

    3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

    3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

    3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

    4 – Direitos autorais

    4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas futuras do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

    4.2 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com desconto (mínimo de dez exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

    FAQ

    • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp, Telegram e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
    • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
    • Evite usar diálogos e/ou frases em outros idiomas, caso o faça, adicione a tradução em uma nota de rodapé.
    • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
    • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
    • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, nem mesmo para publicações posteriores em outras editoras, em contrapartida, o(a) autor(a) cederá à Cartola Editora o direito de publicar seu conto de forma definitiva em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer espécie de limitação. Reiteramos que, caso já tenha sido publicado, o seu conto precisa respeitar os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente.
    • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um passatempo.
    • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
    • Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correções ou orientações para a melhora de sua escrita que não participe do concurso. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da equipe.
    • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

    Concurso encerrado.

     

     

    Compartilhe:

    Resultado do concurso: “O outro eu”

    Por Concursos literários

    A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário “O outro Eu”. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

    21 de Julho – Isadora Medina

    A camada oculta – Patricia Talva

    A casa dos espelhos – Marcus Pessanha

    A escuridão que emerge do espelho – Charlotte Alencar

    A porta – Luís Fernando Manassi Mendez

    Atriz principal – Luã Mendes

    Cabeças de desamores – Fê Andara

    De quem são esses olhos? – Raphael Braian Casartelli

    Duo – Edison

    Duplamente duplos – Thomas P. Boettcher

    Elimine seu marido! – M. P. Garnet

    Espelho meu – Ivo Alive

    Foto em negativo – Otávio Ceni Coin

    Igual a mim, mas não eu – Leidi Roque

    Mimesis – Rodomilson Sobral Costa Júnior

    Não fui eu! – Cyntia Nithack

    Natan – Gildazio Silva

    O espelho de sangue e sombra – Denise Camargo Lancia

    O espelho delator – Rúbio Rocha

    O espelho partido – Johnatan Willow Dias de Andrade

    O olho mágico de si – Kátia Surreal

    O outro de mim – Paulo Florindo

    O outro login – Antonio Sergio Martins Junior

    O reflexo – Thiago E. M. Santos

    O rosto ovalado – Lumiar Feghali

    Pensamentos intrusivos – Luis Bevilacqua

    Quando o reflexo chegou um segundo depois – Yel Sopel

    Segunda chance – Taciane Gouveia

    Trinta velas e um desejo – Henrie S. Reis

    Vislumbre – Gisele Oliveira

    Parabéns 🎩🧡

    Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail (cheque também a caixa de SPAM).

     

    Compartilhe:

    A origem do Chapeleiro

    Por Concursos literários

    Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa de qualquer nacionalidade (a revisão levará em conta o português falado e escrito no Brasil). O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “A origem do Chapeleiro” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

    Sinopse:

    Muito antes do chá interminável, do relógio derretido e das charadas que se desmancham no ar, havia apenas um homem – ou seria um menino? – dançando na tênue fronteira entre a razão e o delírio. Em A Origem do Chapeleiro, mergulhamos em um redemoinho de memórias partidas e realidades desconexas, buscando as raízes de quem se tornaria o mais excêntrico anfitrião do País das Maravilhas.

    Dizem que os chapeleiros enlouqueciam pelo mercúrio, inalado em fábricas onde o ar cheirava a metal e febre. Mas e se não for só isso? E se a loucura for uma vertigem do tempo, um espelho que se abre em outra dimensão, um convite sussurrado por um coelho que sangra horas? Ele nasceu no absurdo ou o absurdo nasceu dele?

    Nesta antologia, cada conto é um gole de chá amargo e alucinante: fábricas sufocantes, criaturas que falam ao contrário, portas que levam a lugar nenhum, e decisões que derretem a sanidade como açúcar na água quente. Afinal, toda mente estilhaçada tem um começo, e esta é a origem do Chapeleiro.


    OBS.: Atente-se à ideia da sinopse. A maioria dos contos é cortada por não seguir a sinopse.

    OBS.: Por uma questão de padronização, use o termo “Chapeleiro Louco” em seu conto, não use o termo “Maluco” em seu nome.

    Inscrições:

    04/08/2025 a 31/08/2025

    Divulgação do resultado:

    15/09/2025

    Regulamento

    1 – Participantes

    1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

    1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

    1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do WhatsApp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

    1.4 – A Cartola Editora se reserva o direito de indicar alterações visando a melhora dos textos selecionados sempre que achar necessário. Os textos selecionados só serão publicados caso o(a) autor(a) altere seu texto conforme orientação da editora. Não utilize ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para criar seu conto, mesmo que parcialmente. Nossas antologias têm por objetivo valorizar o autor nacional, e não inteligências virtuais.

    2 – Orientações

    2.1 – Antes de enviar seu texto, leia o Manual de revisão básica e pontuação de diálogos da Cartola Editora, caso o texto esteja fora dos padrões, isso poderá ser utilizado como fator de corte;

    2.2 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

    2.3 – O(a) organizador(a) responsável pelo concurso não saberá o nome do(a) autor(a) até à divulgação do resultado. O conto será enviado para seleção sem qualquer referência ao(à) autor(a). Sendo assim, o nome do(a) autor(a) não poderá constar dentro do texto.

    2.4 – Editores, organizadores, tradutores ou quaisquer outros colaboradores da editora poderão participar do concurso enviando seus contos, visto que o(a) responsável pela seleção não estará ciente do nome do(a) autor(a);

    2.5 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

    • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter APENAS O TÍTULO DO CONTO. Por exemplo: “O sobrado da Rua Taylor.docx”;
    • O conto precisa ter o TÍTULO centralizado, o texto não poderá conter com o nome do(a) autor(a). O TÍTULO DO CONTO não poderá conter subtítulo, os títulos devem ser curtos. O TÍTULO DO CONTO não poderá ser o título da antologia.
    • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas (duas páginas inteiras, não uma página e meia), e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
    • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

    2.6 – Cada autor(a) poderá participar do concurso com APENAS UM CONTO. Se for enviado mais de um conto, apenas o primeiro será considerado como uma inscrição válida;

    2.7 – O conteúdo precisa ser 100% original;

    2.8 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

    2.9 – Não serão aceitos contos em coautoria.

    2.10 – Evite notas desnecessárias e em hipótese alguma coloque qualquer dedicatória em seu texto.

    3 – Publicação

    3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

    3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

    3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

    3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

    3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

    3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

    3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

    4 – Direitos autorais

    4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas futuras do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

    4.2 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com desconto (mínimo de dez exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

    FAQ

    • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp, Telegram e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
    • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
    • Evite usar diálogos e/ou frases em outros idiomas, caso o faça, adicione a tradução em uma nota de rodapé.
    • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
    • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
    • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, nem mesmo para publicações posteriores em outras editoras, em contrapartida, o(a) autor(a) cederá à Cartola Editora o direito de publicar seu conto de forma definitiva em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer espécie de limitação. Reiteramos que, caso já tenha sido publicado, o seu conto precisa respeitar os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente.
    • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um passatempo.
    • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
    • Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correções ou orientações para a melhora de sua escrita que não participe do concurso. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da equipe.
    • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

    Concurso encerrado.

     

     

    Compartilhe:

    Resultado do concurso: “A maldição do Lobisomem”

    Por Concursos literários

    A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário “A maldição do Lobisomem”. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

    A algema – Rosy de Souza Garcia

    A carne que me trai – Bárbara Reis

    A Criatura dentro de nós – Sidinei Lander

    A fera que se chamou Cipriano – Otávio Ceni Coin

    A floresta é um lar – Lim (Larissa Ramos Dos Santos)

    Depois da Lua – Bruno Reallyme

    Elo – Taciane Gouveia

    Entre garras e correntes – Luã Mendes

    Entre garras e culpa. – Joalisson Rocha

    Fases da lua – Luís Fernando Manassi Mendez

    Fragmentos de uma alma perdida – Yel Sopel

    Homini lupus – Carlos E. Kania

    Lua de sangue – Bruna Paquier Cestari

    Maldição de sangue – Marcelle Rodrigues Silva

    O homem da lua cheia – Mônica de Oliveira Carvalho

    O peso do vazio – Maholela Nobreza

    O uivo da culpa – Gabriela Castro

    Os últimos três minutos – Meire Lima

    Pijama de unicórnio – Flávia Andreotti

    Presos e presas – Ricardo Sorrenti

    Quinze anos – Raphael Braian Casartelli

    Restou apenas o monstro – Ana Cecília Araújo

    Rita e João – Filip Carpenter

    Santa Noctília – Evelin Iensem

    Sob a carne, o Lobo – Kissyan Castro

    Sob a lua da ruína – Kissyan Castro

    Sob a sombra das luzes frias – Denise Camargo Lancia

    Um relato de lua cheia – Elver Gobbi

    Velho Juarez – Leonardo Bastos Araújo

    Viral – Ricardo Sorrenti

    Parabéns 🎩🧡

    Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail (cheque também a caixa de SPAM).

     

    Compartilhe:

    O outro Eu

    Por Concursos literários

    Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa de qualquer nacionalidade (a revisão levará em conta o português falado e escrito no Brasil). O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “O outro Eu” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

    Sinopse:

    Dizem que, em algum lugar, todos temos um duplo: alguém com o seu rosto, sua voz, sua maneira de andar. Mas… e se esse outro você soubesse da sua existência? E se ele observasse cada passo que você dá, esperando o momento certo para tomar o que é seu: sua vida, seus afetos, sua identidade?

    Em O outro Eu, a realidade se distorce no reflexo do espelho. Esta antologia reúne histórias que mergulham na inquietante presença dos doppelgängers, termo de origem alemã que se refere à aparição ou manifestação de um duplo de uma pessoa viva, frequentemente associado a presságios de má sorte ou morte. Uma figura que pode assombrar sua contraparte carnal, muitas vezes sendo vista como uma cópia maligna.

    Contos que exploram a duplicidade da alma, a fragilidade do “eu” e os horrores que surgem quando somos confrontados com aquilo que mais tememos: nós mesmos.

    Prepare-se para narrativas que transitam entre o psicológico, o fantástico, o sombrio e o existencial. Porque, às vezes, o maior perigo não vem de fora… mas de dentro.


    OBS.: Atente-se à ideia da sinopse. A maioria dos contos é cortada por não seguir a sinopse.

    Inscrições:

    07/07/2025 a 03/08/2025

    Divulgação do resultado:

    18/08/2025

    Regulamento

    1 – Participantes

    1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

    1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

    1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do WhatsApp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

    1.4 – A Cartola Editora se reserva o direito de indicar alterações visando a melhora dos textos selecionados sempre que achar necessário. Os textos selecionados só serão publicados caso o(a) autor(a) altere seu texto conforme orientação da editora. Não utilize ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para criar seu conto, mesmo que parcialmente. Nossas antologias têm por objetivo valorizar o autor nacional, e não inteligências virtuais.

    2 – Orientações

    2.1 – Antes de enviar seu texto, leia o Manual de revisão básica e pontuação de diálogos da Cartola Editora, caso o texto esteja fora dos padrões, isso poderá ser utilizado como fator de corte;

    2.2 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

    2.3 – O(a) organizador(a) responsável pelo concurso não saberá o nome do(a) autor(a) até à divulgação do resultado. O conto será enviado para seleção sem qualquer referência ao(à) autor(a). Sendo assim, o nome do(a) autor(a) não poderá constar dentro do texto.

    2.4 – Editores, organizadores, tradutores ou quaisquer outros colaboradores da editora poderão participar do concurso enviando seus contos, visto que o(a) responsável pela seleção não estará ciente do nome do(a) autor(a);

    2.5 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

    • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter APENAS O TÍTULO DO CONTO. Por exemplo: “O sobrado da Rua Taylor.docx”;
    • O conto precisa ter o TÍTULO centralizado, o texto não poderá conter com o nome do(a) autor(a). O TÍTULO DO CONTO não poderá conter subtítulo, os títulos devem ser curtos. O TÍTULO DO CONTO não poderá ser o título da antologia.
    • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas (duas páginas inteiras, não uma página e meia), e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
    • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

    2.6 – Cada autor(a) poderá participar do concurso com APENAS UM CONTO. Se for enviado mais de um conto, apenas o primeiro será considerado como uma inscrição válida;

    2.7 – O conteúdo precisa ser 100% original;

    2.8 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

    2.9 – Não serão aceitos contos em coautoria.

    2.10 – Evite notas desnecessárias e em hipótese alguma coloque qualquer dedicatória em seu texto.

    3 – Publicação

    3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

    3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

    3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

    3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

    3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

    3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

    3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

    4 – Direitos autorais

    4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas futuras do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

    4.2 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com desconto (mínimo de dez exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

    FAQ

    • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp, Telegram e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
    • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
    • Evite usar diálogos e/ou frases em outros idiomas, caso o faça, adicione a tradução em uma nota de rodapé.
    • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
    • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
    • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, nem mesmo para publicações posteriores em outras editoras, em contrapartida, o(a) autor(a) cederá à Cartola Editora o direito de publicar seu conto de forma definitiva em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer espécie de limitação. Reiteramos que, caso já tenha sido publicado, o seu conto precisa respeitar os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente.
    • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um passatempo.
    • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
    • Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correções ou orientações para a melhora de sua escrita que não participe do concurso. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da equipe.
    • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

    Concurso encerrado.

     

     

    Compartilhe:

    Resultado do concurso: “Conclave, um novo mistério para Sherlock Holmes”

    Por Concursos literários

    A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário “Conclave, um novo mistério para Sherlock Holmes”. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

    A arte e a dedução – M. P. Garnet
    A mão que dá o corpo – Jeff Ferreira
    A sombra azul do Vaticano – Danilo Chaleaux
    A sombra na Capela Sistina – Danilo Chaleaux
    Agente vingativo – Eduardo Pimpão
    Ambição mortal no conclave sagrado – Fábio Cardoso
    Capriche No. 5 – Robinson Mietto
    Cardinalis Sicarius – Paulo Florindo
    Do pó viemos, ao pó voltaremos – Rennan Teixeira de Araújo
    Elementar – Valnei Nascimento da Silva
    Em nome de Santa Francisca – Joalisson Rocha
    In nomine Patris – Gustavo Simas
    In Plurimis – Carlos Alberto Betinho
    Julgamento do injusto – Aline Eiko Hoshino
    Morte na Santa Sé – Cleonildo Brito
    Não o deixem ser Papa – Sofia Camilo
    O cálice da morte – Maholela Nobreza
    O canto das almas esquecidas – Denise Camargo Lancia
    O caso do Vaticano – Stella Tuttolomondo
    O códice de São Dâmaso – S. P. Rezena
    O código da penumbra – Jardel Machado de Sousa
    O conclave das sombras – Kissyan Castro
    O fantasma de Trevi – R. S. Buda
    O silêncio das vestes – Charlotte Alencar
    O silêncio de Latrão – Bruno Reallyme
    O último sacramento – Charlotte Alencar
    O último segredo do Vaticano – Kissyan Castro
    Os olhos do Cordeiro – Helton Sousa
    Rerum Novarum – Carlos Alberto Betinho
    Sangue e verdade – Luciano Otaciano
    Sherlock Holmes e o ordálio dos cardeais – Wilson Roberto Theodoro
    Sherlock Holmes na Cidade Santa – Eugênio das Garcês
    Um estudo em púrpura – Claudio Ventura
    Veneno da Santa Fé – Rodrigo Pires de Sousa

    Parabéns 🎩🧡

    Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail (cheque também a caixa de SPAM).

     

    Compartilhe:

    A maldição do Lobisomem

    Por Concursos literários

    Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa de qualquer nacionalidade (a revisão levará em conta o português falado e escrito no Brasil). O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “A maldição do Lobisomem” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

    Sinopse:

    A pior parte da maldição não é virar fera, mas acordar sem se lembrar do que aconteceu na noite anterior.

    Quando a lua cheia se impõe no céu, não há esperança ou oração que contenha o que desperta. Ossos se partem, a pele rasga, a mente se apaga e o homem deixa de existir, restando apenas a besta.

    O lobisomem não pensa: ele uiva, caça e mata, deixando rastros de sangue e perguntas sem respostas. Tanto faz a sua origem: se foi mordido por outro licantropo, se fez um pacto com o demônio ou se herdou a maldição por ser o sétimo filho; o fim é sempre o mesmo: mortes em série e a culpa cravada na alma do monstro adormecido.

    A Maldição do Lobisomem mergulha no horror da transformação, no medo de perder a própria alma e no destino trágico daqueles que carregam dentro de si o monstro que jamais dorme.

    Quando a lua cheia surge, a maldição não afeta apenas as vítimas que tiveram as vidas ceifadas pela fera; afeta também a alma atormentada do lobisomem.


    OBS.: Atente-se à ideia da sinopse. A maioria dos contos é cortada por não seguir a sinopse.

    OBS2.: A sinopse deixa claro que os contos precisam falar da agonia de ter sido amaldiçoado, não queremos contos aleatórios de lobisomens, queremos contos onde a licantropia é uma maldição que atormenta o lobisomem.

    Inscrições:

    06/06/2025 a 06/07/2025

    Divulgação do resultado:

    21/07/2025

    Regulamento

    1 – Participantes

    1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

    1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

    1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do WhatsApp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

    1.4 – A Cartola Editora se reserva o direito de indicar alterações visando a melhora dos textos selecionados sempre que achar necessário. Os textos selecionados só serão publicados caso o(a) autor(a) altere seu texto conforme orientação da editora. Não utilize ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para criar seu conto, mesmo que parcialmente. Nossas antologias têm por objetivo valorizar o autor nacional, e não inteligências virtuais.

    2 – Orientações

    2.1 – Antes de enviar seu texto, leia o Manual de revisão básica e pontuação de diálogos da Cartola Editora, caso o texto esteja fora dos padrões, isso poderá ser utilizado como fator de corte;

    2.2 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

    2.3 – O(a) organizador(a) responsável pelo concurso não saberá o nome do(a) autor(a) até à divulgação do resultado. O conto será enviado para seleção sem qualquer referência ao(à) autor(a). Sendo assim, o nome do(a) autor(a) não poderá constar dentro do texto.

    2.4 – Editores, organizadores, tradutores ou quaisquer outros colaboradores da editora poderão participar do concurso enviando seus contos, visto que o(a) responsável pela seleção não estará ciente do nome do(a) autor(a);

    2.5 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

    • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter APENAS O TÍTULO DO CONTO. Por exemplo: “O sobrado da Rua Taylor.docx”;
    • O conto precisa ter o TÍTULO centralizado, o texto não poderá conter com o nome do(a) autor(a). O TÍTULO DO CONTO não poderá conter subtítulo, os títulos devem ser curtos. O TÍTULO DO CONTO não poderá ser o título da antologia.
    • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas (duas páginas inteiras, não uma página e meia), e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
    • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

    2.6 – Cada autor(a) poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

    2.7 – O conteúdo precisa ser 100% original;

    2.8 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

    2.9 – Não serão aceitos contos em coautoria.

    2.10 – Evite notas desnecessárias e em hipótese alguma coloque qualquer dedicatória em seu texto.

    3 – Publicação

    3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

    3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

    3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

    3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

    3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

    3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

    3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

    4 – Direitos autorais

    4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas futuras do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

    4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

    4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com desconto (mínimo de dez exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

    FAQ

    • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp, Telegram e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
    • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
    • Evite usar diálogos e/ou frases em outros idiomas, caso o faça, adicione a tradução em uma nota de rodapé.
    • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
    • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
    • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
    • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, nem mesmo para publicações posteriores em outras editoras, em contrapartida, o(a) autor(a) cederá à Cartola Editora o direito de publicar seu conto de forma definitiva em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer espécie de limitação. Reiteramos que, caso já tenha sido publicado, o seu conto precisa respeitar os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente.
    • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um passatempo.
    • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
    • Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correções ou orientações para a melhora de sua escrita que não participe do concurso. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da equipe.
    • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

    Concurso encerrado.

     

     

    Compartilhe:

    Resultado do concurso: “Salve, Jorge!”

    Por Concursos literários

    A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário “Salve, Jorge!”. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

    Menina Da Lua – Angela Conceicao
    A missão sagrada – Luzz Souzza
    A armadura que se veste a cada aurora – Josenei Godoi de Medeiros
    Aguente Firme – Hideki Nakashima
    A noite que ardeu – Revally Crowley
    A noite também reza – Flavio Monteze
    As bonecas só falam “mamãe” – Dudu Moraes
    Caminhando no campo – Anderson Vieira
    Chama de fé – Andrêsa Macêdo
    Enquanto houver Jorges – Kathelyn Santana
    Entre santos e sacos – Victor Lucio
    Guerreiro da Madrugada – Luã Mendes
    Jojoca – Stella Tuttolomondo
    Jorge da Silva – A. R. A. Mendes
    Jorge do Dogão da Estação – Heitor Ribeiro Bertagna Batista
    Jorge e a lenta batalha contra o dragão de papel timbrado – Gustavo Simas
    Jorge e o Dragão do Mercado – Danilo Rebouças dos Reis
    Jorge, guerreiro forjado na dor – Poliany Mota
    Jorge, o Guerreiro – Émerson Vitorino
    Na linha vermelha – Márcio Augusto Silva de Souza
    O cálice destinado – Gibran de Souza Schimitt
    O senhor Jorge, o filho e o cavalo branco – Maholela Nobreza
    O sonho de cada um – Mireia Rodrigues Fernandes
    O sonho que ficou – Carlos Cunha
    O tenente – Leilson Lima
    O último dragão – Alan Narcizo
    Reconexão – Thiago E. M. Santos
    Remada – Márcio Augusto Silva de Souza
    Sob a lua, um guerreiro… – Roger Luiz Jeronimo
    Sob a luz da lua vermelha – Denise Camargo Lancia
    Uma batalha inglória – Claudio Ventura
    Um Jorge especial – Claudio Ventura
    Velho Guerreiro contra o jovem dragão – Fábio Correia da Silva

    Parabéns 🎩🧡

    Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail (cheque também a caixa de SPAM).

     

    Compartilhe: