Ir para o conteúdo principal
Concursos literários

Concurso literário – Os horrores da inquisição

Por 15 de janeiro de 2021fevereiro 1st, 2021No Comments

Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Os horrores da inquisição” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

Sinopse:

Em vigor entre os séculos XIII e XIX, o Tribunal do Santo Ofício, popularmente conhecido como Inquisição, foi uma instituição judicial da Igreja Católica que tinha por objetivo combater a heresia, a blasfêmia, as supostas práticas de bruxaria e os diversos hábitos considerados desviantes da fé cristã.

Durante o período de sua atividade, inúmeras pessoas consideradas “hereges” pelas autoridades católicas foram perseguidas, processadas, humilhadas, torturadas e, inclusive, condenadas à morte através de maneiras extremamente cruéis, como o garrote ou a fogueira.

Neste contexto, pode-se dizer que as inquisições espanhola e portuguesa foram especialmente brutais, torturando e incinerando vivas, através de seus “autos da fé”, inúmeras vítimas, não apenas na Europa como nas colônias americanas. No Brasil, por exemplo, há registros de mulheres queimadas por acusações absurdas de feitiçaria, quase todas envolvendo o “encantamento de homens” (mulheres dotadas de conhecimento e que se afirmavam livres eram vistas como ameaça ao poder patriarcal e religioso da Igreja).

Existem, ainda, outros casos amplamente conhecidos, como as condenações de Joana d’Arc e Giordano Bruno à fogueira. Na ficção, as obras que talvez melhor representem o terror das perseguições e deliberações pela Inquisição sejam o conto “O poço e o pêndulo”, de Edgar Allan Poe, e o romance “O nome da rosa”, de Umberto Eco.

A lista de atos considerados “crimes” pelos membros do Santo Ofício era extensa: a prática do judaísmo, do protestantismo e de outras religiões pagãs; a união homoafetiva; a valorização da ciência; o conhecimento de certas plantas medicinais; tudo poderia se tornar uma infração grave à fé e passível de condenação.

O edital “Os horrores da Inquisição” procura histórias de personagens históricas ou fictícias que, de alguma forma, tiveram suas vidas afetadas (ou dizimadas) pelas atitudes bárbaras e insanas do Tribunal do Santo Ofício, motivadas pelo fanatismo cego e irracional, além de uma profunda intolerância às liberdades individuais e de outros interesses obscuros por parte das autoridades cristãs.

Inscrições:

15/01/2021 a 31/01/2021

Divulgação do resultado:

10/02/2021

Organização:

Diego Quadros

Regulamento

1 – Participantes

1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

2 – Orientações

2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

  • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
  • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
  • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
  • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

3 – Publicação

3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

4 – Direitos autorais

4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com descontos expressivos, custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

FAQ

  • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
  • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
  • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
  • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
  • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
  • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
  • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
  • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
  • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
  • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

 

Concurso encerrado

Compartilhe:

Leave a Reply