A Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa (autores de qualquer nacionalidade podem participar, no entanto, a revisão levará em conta o português falado e escrito no Brasil). O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “A assassina de Whitechapel” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.
Sinopse:
Desde cedo, a pequena Jacqueline aprendeu a se virar pelas ruas do distrito de Whitechapel, na região central de Londres. Com a morte da mãe durante seu nascimento, seu pai, o barbeiro Thomas Johnson, dividia-se entre o trabalho árduo e à jogatina nos prostíbulos da cidade. Exímio apostador, não havia em toda a Inglaterra quem pudesse vencê-lo no carteado. Todo o dinheiro que ganhava, guardava para que sua filha pudesse ingressar na faculdade de medicina, sua verdadeira paixão. Por falta de dinheiro, não pôde tornar-se médico, mas lia com a filha todos os livros de medicina que podia comprar.
Certa noite, o barbeiro foi envenenado e suas economias furtadas, deixando a filha na miséria. Sem dinheiro nem mesmo para comer, Jacqueline decidiu vingar-se de todos aqueles envolvidos na morte de seu pai, usando os conhecimentos adquiridos nos livros de medicina, e na habilidade com a navalha que herdou.
Uma a uma, todas as prostitutas presentes na fatídica noite foram assassinadas. Os casos logo chegaram aos jornais e a Scotland Yard sentiu-se pressionada a descobrir a identidade do “assassino”. Quando Mary Jane Kelly foi atacada em um dos becos sombrios de Londres, um jornalista que bebia em um pub próximo ao local correu para socorrer a vítima e a encontrou com a garganta jorrando sangue. Ele tentou tirar da vítima o nome do responsável pelo ataque, mas ela mal conseguia falar, apenas balbuciou: “Jacque…”, antes de desfalecer sem concluir o nome de quem atentara contra sua vida.
E assim surgiu pela primeira vez nos tabloides ingleses o nome de “Jack, o estripador”.
Esse concurso busca histórias sobre a onda de horror que assolou Londres, entre os anos de 1888 e 1891, os crimes atribuídos ao assassino em série mais famoso da história, mas que foram cometidos pela navalha de uma mulher em busca de vingança.
Inscrições:
01/01/2022 a 31/01/2022
Divulgação do resultado:
15/02/2022
Regulamento
1 – Participantes
1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;
1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;
1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.
2 – Orientações
2.1 – Antes de enviar seu texto, leia o Manual de revisão básica e pontuação de diálogos da Cartola Editora, caso o texto esteja fora dos padrões, isso poderá ser utilizado como fator de corte;
2.2 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;
2.3 – O(a) organizador(a) responsável pelo concurso não saberá o nome do(a) autor(a) até à divulgação do resultado. O conto será enviado para seleção sem qualquer referência ao(à) autor(a). Sendo assim, o nome do(a) autor(a) não poderá constar dentro do texto.
2.4 – Editores, organizadores, tradutores ou quaisquer outros colaboradores da editora poderão participar do concurso enviando seus contos, visto que o(a) responsável pela seleção não estará ciente do nome do(a) autor(a);
2.5 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:
- Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter APENAS O TÍTULO DO CONTO. Por exemplo: “O sobrado da Rua Taylor.docx”;
- O conto precisa ter o TÍTULO centralizado, o texto não poderá conter com o nome do(a) autor(a).
- O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas (duas páginas inteiras, não uma página e meia), e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
- Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;
2.6 – Cada autor(a) poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;
2.7 – O conteúdo precisa ser 100% original;
2.8 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;
2.9 – Não serão aceitos contos em co-autoria.
2.10 – Evite notas desnecessárias e em hipótese alguma coloque qualquer dedicatória em seu texto.
3 – Publicação
3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;
3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;
3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;
3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;
3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;
3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;
3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.
4 – Direitos autorais
4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas futuras do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;
4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);
4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com desconto (mínimo de dez exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.
FAQ
- Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
- Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
- O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
- Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
- Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramenta é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
- O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
- Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um passatempo.
- A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
- Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
- Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.