Diziam as lendas que o mago Merlin era filho de uma mulher mortal e de um demônio íncubo, que assumira a forma humana para engravidá-la. A origem semi-demoníaca teria dado ao mago suas habilidades sobrenaturais, como o dom das profecias e a capacidade de mudar de forma. O poderoso feiticeiro teria ajudado com sua magia o rei da Grã-Bretanha, Uther Pendragon, dando-lhe uma poção que lhe permitiria mudar de aparência por uma noite, para que pudesse se passar pelo Duque de Tintagel e assim se deitar com sua esposa, Lady Igraine. Em troca, Merlin pediu a Uther que lhe entregasse o filho gerado como fruto daquela noite. E foi assim que Merlin se tornou tutor de Artur, que sempre seguiu seus conselhos, mesmo depois de se tornar rei.
Um dia, Merlin desapareceu misteriosamente, sob o feitiço de uma de suas alunas, Nimue, a mais importante sacerdotisa de Avalon, conhecida popularmente como a “Dama do Lago”. O mago havia se apaixonado por sua discípula e em troca de ela se tornar sua amante, lhe ensinou seus mais poderosos encantamentos, e assim, a Dama do Lago usou um de seus feitiços para trancá-lo em uma árvore, na floresta mágica de Broceliande.
Os Cavaleiros da Távola Redonda se juntaram ao Rei Artur e partiram em direção à Broceliande, para resgatar o mentor do rei, mas a tarefa não seria fácil, visto que a floresta estava sobre o encanto da Dama do Lago, e que a poderosa Excalibur não tinha serventia na floresta e nem poderia ferir a feiticeira, já que a espada havia sido oferecida a Artur justamente por Nimue.
Conseguiriam os nobres cavaleiros vencer o feitiço da Dama do Lago e resgatar o mago Merlin?