Ir para o conteúdo principal
Marketing Literário

Marketing Literário: cinco livros essenciais de marketing para escritores

Por 7 de junho de 2018junho 18th, 2018No Comments

O Marketing pode ser conceituado como um conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes. A palavra deriva do termo em inglês Market, que significa mercado. Resumindo, o Marketing é o estudo das causas, objetivos e resultados produzidos através de diversas técnicas aplicadas ao mercado, seja por uma empresa ou por uma pessoa física.

O marketing tem uma área de atuação variada, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada. Eu diria até que o marketing está presente em todas as áreas, não podendo ser limitado. Sempre que surge uma nova área de atuação, serviço ou produto, surgem novas estratégias de marketing. Hoje, usamos termos como marketing pessoal, marketing de relacionamento, marketing político, marketing editorial, marketing social, marketing literário, e por aí vai. Todo profissional deveria conhecer ao menos o básico sobre marketing e as estratégias que podem e devem ser utilizadas em sua área de atuação. Escritores não fogem à regra, escrevemos para sermos lidos, e para isso, precisamos atrair leitores.

Faremos uma série de artigos aqui no Blog da Cartola Editora sobre Marketing Literário e se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre marketing para escritores, assine nosso boletim e mantenha-se atualizado com o conteúdo que publicaremos nas próximas semanas:

[mc4wp_form id=”1329″]

 

Nesse primeiro artigo, elencamos cinco livros que nos ajudam a desenvolver o nosso marketing pessoal como escritores. Essas obras nos inspiram a ter ideias para engajar mais leitores. Vamos a elas:

Roube Como Um Artista – 10 Dicas Sobre Criatividade – Austin Kleon

Essa não é uma obra voltada para mostrar técnicas de marketing em si, contudo, nos ensina a ter novas ideias e a nos inspirarmos em livros, filmes, seriados, entre outras criações artísticas. O objetivo é nos instruir sobre a inspiração no dia a dia, em outros autores, nas pequenas coisas, melhorando o que escrevemos e assim, angariando mais leitores e fãs para os nossos textos. O livro é pequeno, podemos lê-lo em apenas um dia e tem um projeto gráfico muito interessante.

Adquira um exemplar AQUI.

A Vaca Roxa – Seth Godin

Esse livro é um best-seller quando se trata de marketing digital. Sempre recomendado em universidades, essa obra nos ensina a diferenciar nosso trabalho do dos concorrentes, focando em um nicho de mercado, ao invés de tentar abraçar o mundo. Nos ensina a monetizar em cima do nosso trabalho, e assim como no livro citado acima, também nos ensina a “copiar” ideias interessantes para o produto que pretendemos lançar, em nosso caso, livros.

Adquira um exemplar AQUI.

Marketing de Conteúdo. A Moeda do Século XXI – Rafael Rez

Se você pretender ser um escritor, o mínimo que a gente espera é que você produza conteúdo de qualidade. No marketing, um bom conteúdo é a chave do sucesso, existem centenas de ações de marketing voltadas para conteúdo, principalmente atraindo consumidores para venda, uma estratégia conhecida como inbound marketing, ou marketing de atração. Esse livro pode nos ajuda a criar conteúdo de qualidade para engajar leitores em nossas plataformas online, como Wattpad, Blog, entre outros.

Adquira um exemplar AQUI.

Ideias que colam: Porque algumas ideias pegam e outras não – Chip Heath e Dan Heath

O título desse livro já explica bem qual o objetivo do mesmo. Essa obra nos ajuda a desenvolver ideias que ao serem lidas “colem” na mente dos leitores, tornando-se assim bem mais duradouras. Por que algumas pessoas ficam marcadas na história da humanidade com suas ideias, e seus ideais, e outras não? Bons escritores precisam escrever ideias que colam.

Adquira um exemplar AQUI.

Não Me Faça Pensar – Steve Krug

Esse livro foi lançado originalmente em 2002, mas foi atualizado em 2015, tendo bastante conteúdo. Essa obra trata de usabilidade e seus conceitos, que não são restritos a sites, são também usados em aplicativos para celulares e tablets. O autor propõe o melhor uso da Internet e das redes sociais para engajar consumidores, que devem ter contato com um conteúdo, serviço ou produto de fácil acesso, facilitando o entendimento e assim ganhando mais mercado. Qual a melhor maneira de definir o design para o seu site de escritor?  Esse livro mostra tudo isso em detalhes.

Adquira um exemplar AQUI.

E aí, o que achou da nossa lista? Já leu algum desses? Indica algum outro livro?

Deixe seu recado nos comentários. 😀🎩

Compartilhe:

Leave a Reply