Era uma vez um homem que contava histórias sobre um mundo encantado que só as crianças podiam ver. Em princípio, poucos conseguiam perceber as maravilhas desse universo, mas com a ajuda de duas crianças muito especiais, Pedrinho e Narizinho, todos começaram a perceber que a calmaria do Sítio do Pica-Pau Amarelo era apenas um disfarce para o incrível mundo que abrigava as peraltices de Emília, a boneca de pano, a genialidade do Visconde de Sabugosa, as traquinagens do Saci e os perigos da bruxa Cuca.
Tudo isso era acompanhado ainda de muitos outros personagens, como o Marquês de Rabicó, o Quindim, o Conselheiro, o Príncipe Escamado, o Doutor Caramujo e etc., que ilustram essas histórias. Os adultos também embarcaram nessa: Dona Benta, Tia Nastácia, Garnizé, Tio Barnabé e Zé Carneiro estavam sempre dispostos a ajudar Pedrinho e Narizinho em todas as suas grandes aventuras.
O tempo passou e esse homem usou o pó de Pirlimpimpim para ir viver na Terra do Nunca, onde nenhuma criança envelhece, e lá, ele pôde passar seus dias narrando para todo o sempre as histórias do sítio. Para nós, ele deixou apenas a inspiração para que continuássemos a escrever as aventuras que se passam nesse universo encantado.
Bem-vindos às novas aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma homenagem da Cartola Editora ao imortal escritor Monteiro Lobato.